História

Centenário da Monarquia do Norte no Ateneu do Porto

Centenário da Monarquia do Norte no Ateneu do Porto

Os 100 anos da Monarquia do Norte vão ser relembrados em duas conferências, no Ateneu Comercial do Porto. A primeira é já neste sábado, com entrada livre, pelas 18 horas. O evento é promovido pela Real Associação do Porto, na comemoração dos seus 30 anos.

Jorge Leão, presidente da Real Associação do Porto, explica que a evocação da Monarquia do Norte "chama a atenção também para um tema que depois pode ser discutido ao nível atual". "Ao nível da História, a Monarquia do Norte falhou. Não podemos comemorar uma derrota. Mas o facto é que, quando a República vingou em 1910, os monárquicos continuavam em muitos lugares importantes e a maioria da população não era republicana. E depois, no período de Afonso Costa, foi um caos completo. Aconteceram coisas nunca vistas", conta o presidente da associação.

Esta época está, portanto, "recheada de histórias engraçadas e muitas circunstâncias". "E o objetivo será fazer uma evocação dessa altura", acrescenta Jorge Leão. Para isso, a primeira conferência conta com dois historiadores: Carlos Bobone, alfarrabista e autor de vários trabalhos de investigação nas áreas da História e da Genealogia; e Nuno Resende, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

No dia 2 de fevereiro, os oradores serão Armando Malheiro, professor catedrático da FLUP, e Luís Cabral, ex-director da Biblioteca Pública Municipal do Porto, com os temas: "O equívoco monárquico: a Monarquia do Norte e a Revolta de Monsanto" e "os Manuscritos do 2.º Conde de Azevedo na BPMP". A conferência, também de ingresso gratuito, realiza-se igualmente às 18 horas, no Ateneu Comercial do Porto.

Jorge Leão deixa ainda uma questão em aberto: "Há uma pergunta que se coloca aos portugueses: seria melhor uma Monarquia do que um regime republicano? Se calhar sim. E isto pode realmente levar uma diferença. É nos países monárquicos onde se vive melhor, têm um nível de vida muito superior ao nosso".

ver mais vídeos