Porto

"Joãozinho" já reuniu quatro milhões de euros

"Joãozinho" já reuniu quatro milhões de euros

O projecto "Joãozinho", que visa a construção de um novo hospital pediátrico numa ala do Hospital de São João, no Porto, já reuniu quatro milhões de euros em patrocínios durante o primeiro dos quatro anos previstos para angariação de fundos.

"Temos neste primeiro ano de projecto, que em termos de angariação de fundos dura globalmente quatro anos, uma garantia de atingir os quatro milhões de euros de patrocínios já recolhidos", revelou à Lusa António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João.

A campanha 'Um lugar pró Joãozinho', que foi lançada em 2009, visa a construção de um hospital para crianças que deverá abrir já no primeiro semestre de 2011 e terá mais de cem camas.

A nova ala pediátrica do S. João tem um custo estimado de 14 milhões de euros, totalmente financiados por entidades privadas (parte do qual através desta campanha), estando prevista a sua conclusão para o primeiro semestre de 2011.

No primeiro ano, assinalou António Ferreira, "foi possível encontrar uma série de parceiros e financiadores que estão disponíveis para ajudar, quer através do fornecimento de materiais para a construção da unidade pediátrica, quer através de parcerias que ajudam no âmbito do investimento e na criação de notoriedade para a campanha de merchandising que esperamos lançar em 2011".

Hoje, quarta-feira, vai ser assinado um protocolo com a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, para aumentar a divulgação e visibilidade do projeto.

"Ainda este ano, todos os doentes abandonarão a área da pediatria e ficarão em instalações provisórias que irão já ser francamente melhores que as atuais", adiantou o presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João.