Óbito

Morreu Aureliano Veloso, pai de Rui Veloso e primeiro presidente da Câmara do Porto

Morreu Aureliano Veloso, pai de Rui Veloso e primeiro presidente da Câmara do Porto

Aureliano Capelo Pires Veloso, o primeiro presidente da Câmara do Porto democraticamente eleito (1977-80), morreu, aos 95 anos de idade.

Aureliano Veloso era pai do músico e cantor, Rui Veloso, e irmão de Pires Veloso, "vice-rei do Norte" e candidato à presidência da República em 1980.

Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, a 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Veloso licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1950

Foi eleito presidente da Câmara do Porto, como independente pelo PS, nas primeiras eleições autárquicas realizadas no país. Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto.

Numa nota de pesar, a Federação Distrital do PS/Porto, por intermédio do seu presidente Manuel Pizarro, salientou que "o irrepreensível percurso profissional e político tornam-no credor da admiração de todos os portuenses". É, igualmente, destacado que "não sendo natural do Porto, radicou-se na cidade ainda muito jovem, manifestando sempre um enorme apego aos valores da Invicta" e que "também por isso o Porto não o esquecerá".

No Facebook, o atual presidente da autarquia portuense, Rui Moreira, também deixou palavras de apreço: "Foi o primeiro presidente de Câmara do Porto depois do 25 de Abril. Irmão do Brigadeiro Pires Veloso, pai do meu velho amigo Rui, era um democrata, um homem simples mas muito determinado, um servidor da causa pública. Tenho honra em ser o seu mais recente sucessor".

A Assembleia Municipal do Porto, reunida esta quarta-feira, à noite, cumpriu um minuto de silêncio em memória de Aureliano Veloso.

As cerimónias fúnebres realizam-se, esta quinta-feira, às 16.30 horas, no Tanatório de Matosinhos.