Óbito

Morreu o frei Bernardo Domingues

Morreu o frei Bernardo Domingues

O frei Bernardo Domingues, da Ordem dos Dominicanos, morreu esta sexta-feira, vítima de cancro, aos 87 anos.

O frei, que em maio próximo cumpriria 62 anos de sacerdócio, estava internado no IPO.

O corpo estará a partir das 15 horas desta sexta-feira na Igreja Paroquial de Cristo Rei, no Porto. O funeral realiza-se no sábado às 14.30 horas.

Nascido em 1931, em Terras de Bouro (Braga), no seio de uma família numerosa, foi ordenado sacerdote em França, em 1957. Licenciado e doutorado em Filosofia, em Madrid e Roma, e diplomado em psicopedagogia em Toulouse (França), o frei jubilou-se em Teologia e Bioética pela Universidade Católica, onde também lecionou. Foi ainda professor de Educação Moral e Religiosa em escolas do ensino secundário e superior.

Por muitos considerado um dos maiores teólogos portugueses, era uma figura incontornável da história das Equipas de Nossa Senhora em Portugal, tendo acompanhado aquele movimento católico internacional para casais desde a sua fundação, sobretudo no Porto, onde foi conselheiro espiritual de várias equipas.

Descrito como um "escritor prolífico" pelo médico português Walter Osswald, autor de um texto de apresentação de Bernardo Domingues, ​o frei assinou vários estudos e artigos em jornais e revistas, sobre temas prediletos da sua intervenção doutrinal, entre eles a pessoa humana enquanto indivíduo e inserida na comunidade, questões de bioética, a família e o amor.