Premium

Nova pediatria para crianças com cancro avança até junho

Nova pediatria para crianças com cancro avança até junho

Governo e Hospital de S. João estão a estudar vários cenários, mas este é o que concentra mais esforços. Ideia é avançar com obra até junho.

A solução para acelerar o início da construção do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar de S. João, no Porto, poderá estar na contratação da obra através de um concurso simplificado com poucas empresas. A seleção dos construtores será feita ainda durante a revisão do projeto. O JN apurou junto de fonte ligada ao processo que o Governo e o hospital estão a estudar vários cenários, mas este é o que concentra mais esforços.

A ministra da Saúde frisou esta semana no Parlamento que o ajuste direto está fora de hipótese porque o valor da obra (cerca de 23 milhões de euros) excede os limites comunitários. A opção natural para uma empreitada de tal envergadura seria o concurso público internacional, mas este procedimento leva, no mínimo, oito a nove meses. O cenário não está afastado, mas Marta Temido referiu que está a ser estudada uma alternativa mais célere, que cumpra com as normas comunitárias.

ver mais vídeos