Porto

Novo tabuleiro para a ponte Maria Pia

Novo tabuleiro para a ponte Maria Pia

Miguel Lopes de Sousa foi o vencedor do concurso de ideias para reabilitar a ponte Maria Pia, no Porto, organizado pelo Instituto Superior de Engenharia, ISEP. O autor propõe um novo tabuleiro inferior suspenso por cabos de aço.

A iniciativa contou com o apoio das Câmaras Municipais do Porto e de Gaia. Miguel Lopes de Sousa, arquiteto e aluno do ISEP, está na expetativa do seu projeto, designado por RIM, ser levado à prática.

"Era bom se fosse o início do caminho", diz acerca da proposta, que também lhe valeu um prémio de 500 euros. "Financeiramente é viável", completa, no pressuposto das duas autarquias comparticiparem o projeto da nova travessia para peões e bicicletas.

Inaugurada em 1877, a ponte Maria Pia foi a primeira ligação ferroviária entre as duas margens. Hoje está desativada. O tráfego dos comboios entre Porto e Gaia faz-se pela ponte de São João.

O concurso do ISEP contou com sete candidaturas, todas com ideias para um tabuleiro inferior. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, fez parte do júri. Foram atribuídas menções honrosas às propostas "Treliçados" e "Engenharia a Recriar".

Conteúdo Patrocinado