Porto

Quem é que quer acolher um gato do Bolhão?

Quem é que quer acolher um gato do Bolhão?

"Quem é que quer acolher um gato do Bolhão?" A pergunta, para já, é feita pela representante do PAN na Assembleia Municipal do Porto, Bebiana Cunha, mas em breve será mote de uma campanha de adoção.

O tradicional mercado de frescos do centro da cidade vai entrar em obras e, depois de recuperado, não mais será a casa dos cerca de 15 gatos que, todos os dias, são alimentados e acarinhados pelas vendedoras. É preciso encontrar novos donos.

"Além de serem gatos bonitos, muitos deles são perfeitamente sociáveis", garante Bebiana Cunha, que recentemente, numa sessão da Assembleia Municipal, chamou a atenção para a necessidade de se encontrar uma solução para estes bichanos. A campanha de sensibilização está prestes a arrancar e conta com a colaboração do grupo informal de ativismo Porto pelos Animais, que hoje mesmo vai estar no Bolhão a fotografar os miaus, com vista a uma melhor divulgação.

Graça Santos é uma das vendedoras mais empenhadas na causa. Ao JN, diz que ainda não foi embora do mercado - não será transferida nem regressará depois das obras - porque quer ter a certeza de que a Pantufa, a Preta e todas as Lindas têm para onde ir. Bininha também tem alimentado os bichanos e até sabe que há por lá uma ninhada nova, de uma gata "que é uma mãe exemplar a proteger os filhos".

Em parceria com outras associações, o PAN irá promover a captura e a esterilização. Os gatos que não forem meigos o suficiente para serem depois adotados terão de ser introduzidos em colónias. Não vai ser esse o destino de uma parda rechonchuda que nos concedeu umas turrinhas. "Tenho uma cliente que é freira e vai levar a Maria. Talvez leve a Francisca também", disse-nos Maria Natalina, também vendedora de peixe.

A Câmara referiu ao JN que vai igualmente proceder à captura, à avaliação das condições de saúde e à esterilização para, de seguida, promover a adoção. Mas só aquando do início das obras. O PAN entende que é necessário começar já.

Leia a nossa Edição Impressa ou tenha acesso a todo o conteúdo no seu computador, tablet ou smartphone assinando a versão digital aqui

ver mais vídeos