O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Lei trava teste de autocarro sem condutor no Porto

Lei trava teste de autocarro sem condutor no Porto

Circulação de veículo autónomo em trânsito real, prevista para Asprela, é proibida. Governo alterará lei para permitir futuros ensaios.

Os testes dos miniautocarros sem condutor, anunciados para o outono no Porto pela Agência Nacional de Inovação, não serão realizados. Os três veículos autónomos, desenvolvidos por três equipas europeias e canadiana no âmbito do projeto Fabulos, não percorrerão as ruas da Asprela, porque o Código da Estrada impede a circulação de viaturas sem motorista na via pública entre o trânsito. O Governo prepara uma alteração legislativa, que abrirá a porta à realização de ensaios futuros.

"Apesar da STCP ser um dos parceiros do projeto Fabulos e todos desejarmos a realização de um ensaio nas estradas do Porto, não é legalmente possível. As autoridades de gestão rodoviária portuguesas não permitem a circulação de veículos autónomos, misturados com o trânsito regular", explica Renske Martijnse-Hartikka ao JN, 16 dias após a Agência Nacional de Inovação ter anunciado os ensaios na Invicta para o outono.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG