Porto

Luzes de Natal do Porto ligadas no dia 27

Luzes de Natal do Porto ligadas no dia 27

As luzes de Natal vão ser ligadas no próximo dia 27 (sexta-feira) em mais de 40 ruas do Porto. A Avenida dos Aliados vai ter uma pista de gelo, a rotunda da Boavista terá duas, e junto à Câmara estará uma árvore de Natal com 26 metros de altura. O espírito festivo vai invadir a cidade.

As luzes natalícias vão ser ligadas às 21.30 horas, numa cerimónia que contará com fogo-de-artifício e um concerto dos Retimbrar. Na mesma noite, abre a pista de gelo na placa inferior da Avenida dos Aliados. Também na rotunda da Boavista, o outro epicentro da festa, existirão duas pistas de gelo.

O programa de Natal preparado pela Câmara do Porto vai prolongar-se por seis semanas, incluindo concertos de rua, espetáculos de dança e de novo circo, mercados, feiras, oficinas de contos, um Palácio de Bonecas e carrosséis.

PUB

As iluminações de Natal, que permanecerão até 10 de janeiro, terão como tema "ouro sobre azul". "Milhares de pontos azuis e dourados, conjugados em formas simples (maioritariamente redondas e estreladas), proporcionarão a atmosfera ideal para a quadra, em linha com a nova imagem gráfica do Porto", diz a Câmara, em comunicado.

À semelhança de 2014, são ligadas mais cedo e chegam a mais artérias. Este ano, também as ruas do Freixo, da Estação, de Ferreira Borges e de Sousa Viterbo serão iluminadas. A Autarquia garante que mesmo em zonas que todos os anos têm luzes há um reforço.

Só na iluminação de Natal o investimento é de 118 mil euros. O programa completo custa 180 mil, contra os 161 mil de 2014. O aumento é "integralmente suportado pela entrada de novos patrocinadores", especifica o Município.

Também a árvore de Natal na Praça General Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho, será decorada com grandes esferas azuis. Com 26 metros de altura e 14 de diâmetro, espera receber milhares de visitantes, numa zona que terá iniciativas todas as sextas, sábados e domingos, a partir das 17.30 horas.

Nos Aliados, a grande novidade será a pista de gelo com 300 metros quadrados, que vai ficar até 27 de dezembro. Outra surpresa será a instalação "Whispering Forest" do coletivo Moradavaga. "Será constituída por 41 árvores que oferecerão diversas experiências, nomeadamente sonoras, a quem vagueie e explore este concentrado de bosque em pleno coração da cidade".

A calçada da Praça General Humberto Delgado terá, por sua vez, uma intervenção artística de Hazul, intitulada Holon. Serão 10 suportes circulares e outras ilustrações do artista.

A Rotunda da Boavista terá mais divertimentos, transformando-se na "Praça da Fantasia", entre 27 de novembro e 10 de janeiro. Uma rampa e duas pistas de gelo (uma interior, outra exterior), carrosséis, pistas de carros, jogos tradicionais, uma mini roda gigante, carrinhos de choque, cinema, casa do Pai Natal e espectáculos de magia compõem a oferta e devem atrair milhares de visitantes.

Este ano, também a Praça da Batalha entra na festa. Até 4 de janeiro, haverá carrosséis. O Palácio das Bonecas ficará instalado na Praça Gomes Teixeira (Leões), junto à Reitoria da Universidade do Porto.

A animação natalícia inclui ainda mercados e feiras, entre muitas outras iniciativas temáticas.

Associada à programação de Natal, realiza-se uma campanha para incentivar a compra no comércio tradicional. Serão distribuídos 35 mil vouchers para acesso gratuito às pistas de gelo e 1000 vouchers para estacionamento no silo auto.

A Câmara do Porto avança também que a passagem do ano voltará a ter como epicentro a Avenida dos Aliados. Destaque para o concerto de Pedro Abrunhosa & Os Bandemónio entre as 23 e as 3.30 horas. O espectáculo inclui a contagem decrescente para receber o novo ano, acolhido com a tradicional sessão de fogo-de-artifício. A Autarquia garante que haverá "mais surpresas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG