porto

Menos 11750 veículos a circular e a poluir

Menos 11750 veículos a circular e a poluir

O metro fez com que, em 2008, tenham deixado de circular 11750 veículos, equivalendo a 19 milhões de horas de estacionamento. A estimativa consta do Relatório de Sustentabilidade da Metro do Porto, referente ao ano passado.

"Para além dos ganhos ambientais inerentes à redução da emissão de gases de efeito estufa, a existência do metro permite ganhos sociais significativos. Considerando apenas os ganhos de tempo dos clientes e a redução da pressão no estacionamento, atingem-se benefícios na ordem dos 149 milhões de euros", diz o texto.

O documento especifica que a transferência de passageiros de outros modos de transporte colectivo e do transporte individual para o sistema de metro permitiu evitar a emissão de 55 mil toneladas de dióxido de carbono, gerando-se, ainda, uma poupança de 40 mil toneladas de gases de efeito estufa. Câmbio dos benefícios ambientais para dinheiro corrente: 214 mil euros. "No que se refere à política de paisagismo levada a cabo pela empresa, é de referir que nos últimos cinco anos foram plantadas cerca de seis mil árvores e criados 25 hectares de espaço verde, área equivalente a um terço do Parque da Cidade do Porto", acrescenta o relatório. O documento sublinha, ainda, que numa altura de constrangimento no mercado de trabalho, a actividade da empresa permitiu criar e/ou manter 855 empregos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG