Porto

Museu da Indústria muda-se para o antigo matadouro do Porto

Museu da Indústria muda-se para o antigo matadouro do Porto

O Museu da Indústria, que está encerrado há sete anos, vai instalar-se no antigo matadouro do Porto. O espaço museológico está atualmente num armazém arrendado na zona industrial, que custa nove mil euros mensais à Câmara portuense.

A mudança do Museu da Indústria do pavilhão na Rua de Engenheiro Ferreira Dias para o antigo matadouro foi anunciada esta terça-feira de manhã, pelo presidente da Câmara do Porto durante a reunião do Executivo, após interpelação da CDU.

O vereador comunista, Pedro Carvalho, questionou a Maioria sobre o destino daquele espaço museológico, uma vez que se encontra encerrado desde que trocou as antigas instalações das Moagens Harmonia (para permitir a construção da Pousada do Freixo pelo grupo Pestana) por um armazém na zona industrial do Porto. Desde então, o museu permaneceu encerrado, apesar do ex-vereador Gonçalo Gonçalves ter garantido, em 2009, que seria reaberto.

O presidente da Câmara, Rui Moreira, sublinha que a implantação do espaço museológico na Rua de S. Roque da Lameira (na freguesia de Campanhã) faz parte de um projeto mais amplo, não revelando, no entanto, mais pormenores. De momento, está já acordado que a associação gestora do Museu da Indústria, criada em 2011, doará os equipamentos ao Município do Porto. Mas só poderá fazê-lo depois de notificar todos os proprietários: "A Câmara está disponível para aceitar a doação".

Outras Notícias