O Jogo ao Vivo

Porto

Na nova Feira dos Passarinhos, quase que voava tudo

Na nova Feira dos Passarinhos, quase que voava tudo

O mau tempo não foi suficiente para impedir que vendedores e alguns compradores fossem, como é costume aos domingos, à Feira dos Passarinhos.

Até porque foi o primeiro dia em que aconteceu no Passeio das Fontainhas e as expectativas eram muitas. O local, onde se realizou até ao final do ano passado a Feira da Vandoma, é maior do que a Cordoaria, o espaço onde costumava acontecer. A mudança ocorreu no âmbito do plano de reorganização das feiras da cidade do Porto, e os "habitué" dos Passarinhos não estão desagradados com a alteração, mesmo com a intempérie que se fez sentir.

Stephanie Mallard vive em Santo Tirso. Há seis anos que faz a feira dos Passarinhos. "Para primeiro dia não está famoso, mas nas próximas semanas, se o tempo ajudar, vai ser tudo muito melhor", disse sorridente. O vento e a chuva sacudiram pessoas e animais. Agasalhada até às orelhas, Stephanie tentava cobrir as pequenas aves que não se podiam encolher mais de frio. "Temos de os tapar para eles não ficarem doentes". Por ali também andava um vendedor de guarda-chuvas e impermeáveis, mas uns e outros nada conseguiam fazer contra o mau tempo, pois as varetas de uns viravam e os impermeáveis de outros quase voavam. E, a dada altura, o vento soprou mais e algumas das gaiolas tanto abanaram que caíram e lá foram uns passarinhos com o vento.

Há muitos anos que José Silva visita a Feira dos Passarinhos. Não compra sempre, mas não resistiu. E foi de gaiola na mão que disse orgulhoso: "As pessoas que gostam de pássaros vêm sempre à feira, faça chuva ou faça sol". A ave não piou e José continuou: "É assim, isto aqui nas Fontainhas é mais frio agora no inverno, mas há-de ser melhor no verão". Ele que vem de Arcozelo, em Gaia, sabe bem que o estacionamento era sempre o mais complicado. Por isso a mudança para as Fontainhas até foi boa: "Aqui tenho muito onde estacionar o carro".

É costume haver feira até perto das 14 horas, mas acabou tudo um pouco mais cedo. No próximo domingo haverá mais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG