Porto

Natal no Porto com iluminações em 30 ruas e locais a partir de 28 de novembro

Natal no Porto com iluminações em 30 ruas e locais a partir de 28 de novembro

A programação de Natal e Passagem de Ano do Porto arranca a 28 de novembro, com iluminações em 30 ruas e locais, animações, pistas de gelo e um mercado, num custo de mais 15% em relação a 2013.

A programação foi apresentada, esta terça-feira, na Câmara do Porto, numa sessão onde foi igualmente assinado um protocolo entre a autarquia e a Unicer - em vigor até ao final de 2016 mas sem que o seu valor tenha sido publicitado - garantindo o presidente independente Rui Moreira que o acréscimo de investimento na edição deste ano - 161 mil euros em 2014 enquanto em 2013 foram 140 mil euros - "é suportado por vários protocolos", sendo "fundamental" o firmado com esta empresa do Norte.

"Nós conseguimos assim fazer mais com os mesmos recursos, sem afetar recursos da câmara que precisamos para outras prioridades", garantiu o autarca.

A partir de 28 de novembro - uma semana mais cedo do que o habitual - as iluminações de Natal estarão em 30 ruas e locais da cidade, um aumento de quatro em relação ao ano passado, estando previstas soluções específicas e diferentes para ao Aliados, a Rua das Flores e a Torre dos Clérigos, ex-libris da cidade cuja requalificação fica concluída a 12 de dezembro.

Na apresentação da programação para esta época festiva, o administrador da PortoLazer Hugo Neto, explicou ainda que será dada uma atenção especial ao comércio tradicional e que para isso serão distribuídos vouchers para os parques de estacionamento e para duas pistas de gelo - na Praça D. João I e na rotunda da Boavista - para que os comerciantes os distribuam aos seus compradores.

Será ainda mantida a aposta na animação de rua, com especial destaque para aquela destinada aos Aliados - relativa ao dia em que as luzes são ligadas e à árvore de natal que lá estará colocada -, chegando também a animação à zona de Campanhã, na parte oriental da cidade, "como complemento da estratégia de revitalização do comércio tradicional".

Para a noite da Passagem de Ano, a Câmara do Porto anuncia os concertos de "dois grandes nomes da música nacional" - Clã e Expensive Soul -, com uma "solução surpresa" para o fogo-de-artifício, que vai proporcionar "uma experiência única para o público".

PUB

De 04 a 14 de dezembro, na Praça da Liberdade, vai estar aberto ao público um mercado de Natal.

Concretamente sobre o protocolo com a Unicer, nem o presidente da autarquia nem o presidente da Comissão Executiva da empresa, João Abecasis, quiseram revelar os valores envolvidos - considerando que este deve ser "reservado" e que as negociações foram "árduas e difíceis" -, garantindo Rui Moreira que foi possível "estabilizar a alocação de recursos da câmara mediante este protocolo e outros" que têm sido feitos.

"Nós sabemos que o Porto tem neste momento condições de atratividade muito interessantes em determinados períodos do ano. O Porto que era um destino de primavera, hoje é também de verão e de outono. Nós queremos que seja também um destino de inverno, combatendo a sazonalidade", afirmou Rui Moreira.

O autarca considera ainda que quando se olha para a questão do Natal não se pode "esquecer que o Porto é muito uma cidade de comércio" e por isso quer "que as pessoas voltem a fazer compras no Porto".

"Sabemos que isto só é possível através de uma estratégia que tem que envolver muitas parcerias. Queria destacar a boa relação que queremos ter e que vamos aprofundar com a Associação de Comerciantes do Porto e com a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto e também com todos aqueles que estão no setor do turismo", detalhou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG