Porto e Gaia

Nossa Senhora de Fátima vai cruzar o rio Douro

Nossa Senhora de Fátima vai cruzar o rio Douro

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai atravessar o rio Douro este domingo. A embarcação partirá do cais da Ribeira do Porto rumo à Afurada, em Gaia. Será a derradeira viagem antes do regresso ao Santuário de Fátima, de onde partiu a 10 de abril.

A visita ao Porto começa este sábado com o acolhimento da imagem no Seminário Maior, onde será rezado o terço pelas 10 horas. Mas um dos momentos solenes da visita acontecerá à noite com uma procissão pela Baixa, após a missa paroquial (às 18 horas) e o concerto espiritual mariano (19 horas).

O cortejo religioso partirá às 21 horas da Sé rumo à Paróquia da Senhora da Conceição, no Marquês. O percurso será pela Rua de Saraiva de Carvalho, pela Praça da Batalha e pela Rua de Santa Catarina até Praça do Marquês. À meia-noite, realizar-se-á o concerto espiritual mariano.

No dia seguinte, o bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto, presidirá à eucaristia que assinalará, também, o início das celebrações dos 90 anos da Paróquia da Senhora da Conceição. A imagem da Virgem partirá às 10.15 horas da igreja do Marquês para a Avenida dos Aliados, acompanhada pelos Bombeiros Voluntários do Porto. Aí decorrerá a missa da benção das pastas dos estudantes universitários finalistas do Porto. Finda a eucaristia, a estátua de Nossa Senhora de Fátima desce, às 12.30 horas ao cais da Ribeira, de onde navegará até à Afurada. A embarcação será acompanhada pelos barcos dos pescadores da Afurada. A chegada ao cais da Afurada, em Gaia, está prevista para as 13 horas.

A imagem peregrina regressa a terra e seguirá, num restrito cortejo motorizado acompanhado pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, até ao Santuário do Monte da Virgem.

O cortejo, que conta com a participação musical da Associação Cultural e Musical de Avintes, da Banda Musical Leverense e da Sociedade Musical 1º de Agosto, percorrerá a marginal fluvial até à Ribeira de Gaia. Subirá pela Rua de General Torres e pela Avenida da República até à Rotunda de Santo Ovídio. Depois, a procissão vai pela Rua de Conceição Fernandes até ao Monte da Virgem, onde, às 15 horas, será celebrada uma missa pelo bispo do Porto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG