O Jogo ao Vivo

Porto

Pedaços de argamassa que caíram da ponte da Arrábida são revestimento

Pedaços de argamassa que caíram da ponte da Arrábida são revestimento

Os pedaços de argamassa que caíram da ponte da Arrábida, no Porto são fragmentos de revestimento daquela estrutura, garantiu a Infraestruturas de Portugal esta quarta-feira ao JN.

A marginal do Porto foi cortada na noite de terça-feira pela Câmara do Porto "depois de vários pedaços provenientes da estrutura da ponte terem caído na via pública sem causar danos ou vítimas".

De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), a segurança estrutural da ponte não está em risco porque os pedaços de argamassa que caíram na via são "provenientes do revestimento da ponte". Não existe relação entre estes desprendimentos superficiais e qualquer fenómeno estrutural que possa comprometer a ponte.

A intervenção necessária para a reposição da circulação de trânsito implica a colocação de um equipamento que causará constrangimentos de trânsito também no tabuleiro da ponte. Essa intervenção que, segundo a IP "não é urgente", será feita em horas com menos picos de trânsito.

Em comunicado de imprensa, a Câmara do Porto adianta que a ponte, construída em 1963, tem sido alvo de "frequente manutenção por parte do Estado, que é sua proprietária", acrescentando que "eventos de desprendimento de argamassa acontecem, por vezes, neste tipo de estrutura devido a fenómenos variados, como alterações de temperatura".

A Autarquia mantém, para já, o trânsito cortado na marginal, enquanto o plano de intervenção de manutenção da IP é traçado.