O Jogo ao Vivo

Arquitetura

Pizarro pede ajuda a arquitetos para regenerar o Porto

Pizarro pede ajuda a arquitetos para regenerar o Porto

Manuel Pizarro, vereador da habitação e ação social da Câmara Municipal do Porto, pediu, esta sexta-feira, ajuda aos arquitetos na regeneração urbana da cidade.

O vereador da autarquia do Porto falou como orador convidado da abertura da "ARCHI Summit", a decorrer no Silo-Auto, esta sexta-feira e sábado, e lançou vários desafios aos arquitetos ali presentes para discutir a profissão, a convite da Secção Regional norte da ordem dos Arquitectos.

O responsável falou sobre o futuro das ilhas, conotadas no passado como um "mal necessário", com 13 mil focos de habitação social, pedindo aos arquitetos um "impulso de regeneração".

O autarca elencou também o bairro do Aleixo, que "irá promover inúmeras possibilidades", bem como novos desafios que "não se confinam à Baixa da cidade e à periferia do centro, uma metrópole que vai além da Circunvalação e do Rio Douro", especificando que a Câmara Municipal do Porto "quer reabilitação urbana além de Campanhã, na zona oriental e na ocidental, em Lordelo do Ouro".

Manuel Pizarro, citando um arquiteto, explicou ser necessária a capacidade técnica de regras e procedimentos, porque "neste momento o pelouro do urbanismo parece um escritório de advogados", constatou. "A arquitetura tem de tornar a ser uma atividade cultural e artística, com especial relevância da escola de arquitetura do Porto". A título de exemplo, contou que no fim-de-semana passado, "no Open House, os sítios mais visitados são os que estão abertos todos os dias e nunca têm visitantes como o Farol da Boa Nova".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG