Porto

Porto inaugura "Largo da Estação" junto a São Bento

Porto inaugura "Largo da Estação" junto a São Bento

Um antigo parque de estacionamento da Refer, pouco maior do que um campo de futebol, junto a São Bento, a estação central do Porto, foi transformado no mais novo largo da cidade e é inaugurado este sábado.

O novo largo do Porto, na Rua da Madeira, está batizado de "Largo da Estação", por estar mesmo ao lado da histórica estação ferroviária de São Bento, considerada uma das mais belas do mundo, e abre oficialmente às 15 horas, após três meses de limpezas e da instalação de vários equipamentos urbanos, contou à Lusa fonte ligada à organização da recuperação do espaço.

O "Largo da Estação" que nasce no âmbito do projeto "Locomotiva", da empresa municipal Porto Lazer, em parceria com a empresa Refer, vai ter uma desconversadeira (um tipo de banco), uma zona de esplanada coberta para eventos, um jardim vertical com 20 metros de comprimento e mil vasos de flores e plantas, uma peça de mobiliário urbano de betão e cortiça da autoria da designer industrial austro-alemã Irena Übler e uma torre construída com 2.260 latas.

PUB

Com a abertura do novo largo, a cidade do Porto ganha um novo roteiro turístico, que liga a Rua da Madeira à Batalha, fazendo a ligação da zona da baixa da cidade à zona da alta e permitindo aos transeuntes apreciarem a paisagem da estação de São Bento, Torre dos Clérigos e da Sé do Porto.

"Onde estavam carros passa a estar gente. E ideias. E objetos. E culturas. E encontros. Dentro da Estação [de São Bento], no lado que a liga a este novo largo, estavam os armazéns da Refer, que passam agora a ser Armazéns da Estação", lê-se na nota de imprensa da organização.

Os Armazéns da Estação vão abrir portas também no sábado, pelas 22 horas, com a exposição "Prenúncio", que mostra o trabalho de quatro jovens artistas sobre o território de casas, pessoas e hábitos.

A inauguração do "Largo da Estação" vai ter a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a cerimónia prolonga-se pela noite dentro com um concerto do músico português J.P. Simões a partir das 23 horas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG