Exclusivo

Praça da República e Lapa requalificadas em conjunto

Praça da República e Lapa requalificadas em conjunto

Câmara do Porto vai apresentar projeto para ambos os espaços públicos ainda pouco aproveitados pelos portuenses. Ligação será semelhante à pensada para a Corujeira.

Será "uma empreitada complexa e de grande amplitude" a requalificação da Praça da República que a Câmara do Porto vai realizar numa intervenção que chegará ao Largo da Igreja da Lapa. O projeto pertence ao arquiteto José Carlos Portugal e, para além da zona verde do jardim, a obra vai alterar todos os arruamentos envolventes. O montante do investimento ainda não está fechado, mas a Autarquia refere que ascenderá a largos milhares de euros, o que obrigará ao visto prévio do Tribunal de Contas.

"Será que é desta? Já se fala disso há vários anos e nunca se arrancou com obra nenhuma", diz Dionísio Santos, gerente de um estabelecimento de café na esquina da Praça com a Rua da Boavista. "O importante era tirar daqui os mendigos e sem-abrigo que dão mau aspeto", acrescenta". O espaço não é convidativo e é inseguro. Aos fins de semana, isto é um deserto", refere o sócio-gerente António Branco.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG