Porto

Prémio atribuído ao Porto pode "potenciar crescimento"

Prémio atribuído ao Porto pode "potenciar crescimento"

A eleição da cidade do Porto como Melhor Destino Europeu de 2012 é "incentivo que poderá potenciar crescimento", salienta o vice-presidente e vereador do Turismo da autarquia, Vladimiro Feliz.

"Este prémio é um reconhecimento e um incentivo que poderá potenciar os níveis de crescimento evidenciados em 2011", refere o autarca do Porto em comunicado divulgado esta terça-feira depois de conhecidos os resultados da votação online que decorreu nas últimas três semanas no sítio da Internet do European Best Destination e que contabilizou mais de 212 mil votos.

Vladimiro Feliz recordou como em 2011 "a procura turística nos postos de turismo municipais cresceu 19%, o número de passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro cresceu 13,4%, o número de noites dormidas na cidade subiu para uma média de duas, valores que foram acompanhados por um crescimento também a dois dígitos no número de hóspedes e de dormidas".

Para o vice-presidente "o reconhecimento alcançado com este prémio aumenta a responsabilidade do Porto enquanto destino turístico, reforçando ao mesmo tempo o posicionamento da cidade como elemento âncora na promoção e dinamização do país e da região".

Também para o Turismo do Porto e Norte de Portugal esta eleição é "mais um motivo de grande orgulho e uma enorme motivação" para continuar o caminho que tem "vindo a percorrer" no sentido de "alcançar a merecida notoriedade, em termos nacionais e internacionais".

"É com enorme satisfação que o Turismo do Porto e Norte de Portugal festeja a eleição do Porto na qualidade de Melhor Destino Europeu 2012", refere em comunicado, felicitando ainda a Associação dos Consumidores Europeus pela "preferência de uma cidade que se apresenta hoje cada vez mais apelativa" e "uma cidade onde, verdadeiramente, apetece estar".

Em 2.º lugar ficou Viena, na Áustria, e em 3.º Dubrovnik, na Croácia, tendo Lisboa ficado em 8.º lugar no ranking de 20 cidades selecionadas por um júri da European Consumers Choice.

PUB

"Com a variedade de recursos disponíveis, o Porto conquista todos os seus visitantes, desde os que o procuram pela história e autenticidade àqueles que o buscam para explorar uma nova cidade, mais cosmopolita e contemporânea", pode ler-se no site da organização.

O Porto -- vencedor do título "Melhor Destino Europeu 2012" -- vai poder incluir a utilização do logótipo "Escolha do Consumidor Europeu", durante um ano, em toda a comunicação do turismo oficial.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG