Porto

Reis de Espanha visitam Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Reis de Espanha visitam Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto

Os reis de Espanha iniciaram, esta manhã de terça-feira, o segundo dia de visita a Portugal, encontrando-se no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto com o autarca Rui Moreira.

Ao iniciar a visita ao Porto, Felipe VI considerou que a Universidade do Porto é "um dos elementos principais" que contribuíram para "a impressionante transformação" que a cidade viveu nos últimos anos, em que teve "a inteligência de saber combinar" a modernidade com o respeito pela tradição e história.

"É a Universidade do Porto e o seu Parque de Ciência e Tecnologia que fazem do Porto uma cidade empreendedora por excelência, contribuindo para dinamizar a economia e atrair cada vez mais empresas", declarou na sessão solene de segunda-feira, na Câmara do Porto.

Daí que o reis de Espanha tenham decidido começar o dia de terça-feira precisamente com uma visita ao Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), na rua Alfredo Allen, onde lhes foi oferecido um violino. A seguir à visita, cuja duração prevista é de cerca de meia hora, Felipe VI e Letizia vão conhecer o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), também na rua Alfredo Allen.

"É notável a grande quantidade de centros de investigação públicos e privados com sede no Porto, que têm acordos com as mais diversas instituições espanholas e internacionais", considerou o rei de Espanha, na sessão solene de segunda-feira, na Câmara do Porto.

A visita ao Porto termina com um almoço, com 200 empresários portugueses e espanhóis, no Palácio da Bolsa, onde o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, espera abrir caminho para a concretização das expetativas de que a deslocação de Felipe VI e Letizia à cidade Invicta sirva para se aprofundarem as relações, a vários níveis, entre os dois países.

Depois do almoço, oferecido pela Autarquia portuense e que deverá terminar pelas 15 horas, os reis de Espanha seguem para Lisboa, onde serão recebidos nos Paços do Concelho, pelo autarca Fernando Medina, por volta das 16 horas. O dia termina com um jantar, oferecido pelo primeiro-ministro António Costa, no Palácio das Necessidades.

Outros Artigos Recomendados