Abre portas no próximo ano letivo uma residência universitária no antigo Centro Social da Sé, no Centro Histórico do Porto. É uma das três residências que resultam de um esforço conjunto da Câmara e da Universidade do Porto e que deverá resultar na disponibilização de mais 270 camas para estudantes universitários na cidade.
À residência no Centro Histórico, na Rua da Bainharia, que terá 20 camas, juntam-se os equipamentos previstos para o Morro da Sé e para o Monte Pedral.
"No Morro da Sé [também no Centro Histórico], onde está prevista uma área de construção de 6750 m2, estima-se um investimento de cerca de 7 milhões de euros; no Monte Pedral (Constituição), onde a área de construção rondará os 5000m2, o investimento estará entre os 6 e os 6,5 milhões de euros. Estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos", pormenoriza a Câmara.
Para a concretização destas residências estão a ser estudadas candidaturas conjuntas da Câmara e da Universidade ao Plano de Recuperação e Resiliência.
No que diz respeito à residência da Rua da Bainharia, o edifício foi renovado e cedido pela Câmara, e "surge no âmbito de um projeto piloto de gestão partilhada de residências de estudantes estabelecido entre o Município, a Federação Académica do Porto e a Universidade do Porto".