Alojamento

Residência para estudantes no Centro Histórico do Porto

Residência para estudantes no Centro Histórico do Porto

Abre portas no próximo ano letivo uma residência universitária no antigo Centro Social da Sé, no Centro Histórico do Porto. É uma das três residências que resultam de um esforço conjunto da Câmara e da Universidade do Porto e que deverá resultar na disponibilização de mais 270 camas para estudantes universitários na cidade.

À residência no Centro Histórico, na Rua da Bainharia, que terá 20 camas, juntam-se os equipamentos previstos para o Morro da Sé e para o Monte Pedral.

"No Morro da Sé [também no Centro Histórico], onde está prevista uma área de construção de 6750 m2, estima-se um investimento de cerca de 7 milhões de euros; no Monte Pedral (Constituição), onde a área de construção rondará os 5000m2, o investimento estará entre os 6 e os 6,5 milhões de euros. Estas estruturas permitirão acomodar cerca de duas centenas de estudantes em zonas da cidade que dispõem de fáceis acessos e várias opções de transportes públicos", pormenoriza a Câmara.

Para a concretização destas residências estão a ser estudadas candidaturas conjuntas da Câmara e da Universidade ao Plano de Recuperação e Resiliência.

No que diz respeito à residência da Rua da Bainharia, o edifício foi renovado e cedido pela Câmara, e "surge no âmbito de um projeto piloto de gestão partilhada de residências de estudantes estabelecido entre o Município, a Federação Académica do Porto e a Universidade do Porto".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG