Começou, sexta-feira, um fim de semana gastronómico organizado pela Câmara Municipal do Porto. Vão ser três dias preenchidos por provas de vinhos e com destaque para o bacalhau.
O ciclo gastronómico foi aberto sexta-feira durante a tarde com um roteiro dedicado à receita de Bacalhau à Gomes de Sá.
Se existem 1001 receitas de bacalhau em Portugal, esta será a moda mais portuense, pois reza a história que foi criada por José Luís Gomes de Sá, funcionário do extinto restaurante "Lisbonense", na Rua do Bonjardim.
O circuito passou pela casa onde nasceu Gomes de Sá, no Muro dos Bacalhoeiros e pela visita ao "Mercado S.João", casa onde José Silva vende bacalhau há mais de 50 anos. A zona da ribeira do Porto tem uma larga história de negociantes e armazenistas de bacalhau.
Durante o circuito, dirigido por Graça Lacerda, tecnica de serviço educativo da casa do infante, foi debatida entre os vários visitantes, a tradição portuguesa de pescar e cozinhar o bacalhau.
Restaurantes imitam Gomes de Sá
Para além do circuito decorrido ontem, ao longo do fim de semana, vários restaurantes vão servir a receita inventada por Gomes de Sá que conjuga ao forno as lascas de bacalhau amaciadas em leite com batata, alho, cebola, azeitonas e ovo cozido.
Provas de Vinhos
Durante todo o fim de semana, vão ocorrer provas de alguns vinhos portugueses, premiados a nível internacional. As sessões de degustação vão decorrer no posto de turismo do centro e no Palácio da Bolsa
Promoções em Hotéis
Sábado á noite, quatro Hóteis do Porto (Intercontinental, Eurostars Oporto, Grande Hotel e Hotel Estorial) dão 15% de desconto na estadia.