O Jogo ao Vivo

Clerigos

Sepultura de Nicolau Nasoni pode ter sido descoberta nos Clérigos

Sepultura de Nicolau Nasoni pode ter sido descoberta nos Clérigos

Pode ter sido descoberta por acaso a sepultura de Nicolau Nasoni. É que, durante as obras de remodelação da Torre dos Clérigos, um trabalhador destapou, por acaso, uma cripta onde estão 10 sepulturas. Crê-se que entre elas poderá estar a do arquiteto italiano que projetou aquele monumento nacional, ex-líbris da cidade do Porto.

Há anos que a Irmandade dos Clérigos procurava uma cripta do séc. XVIII onde teriam sido sepultados anteriores presidentes daquela entidade que gere o ex-líbris da cidade do Porto. Tentou-se de tudo mas sem efeito.

Também se estimava que nessa cripta poderia estar sepultado o projetista da Torre dos Clérigos, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni. É que, no livro de óbitos da Irmandade lê-se: "Nicolau Nasoni foi sepultado nesta igreja (dos Clérigos) sendo asestido (assistido) pela Irmandade como pobre e se lhe fizerão (fizeram) os três oficios (ofícios) como também o da sepultura".

"Será que os meus antepassados na função, ao fazer-lhe o funeral, lhe dedicaram um espaço na cripta, em vez de o pôr no corpo da igreja?", questiona o presidente da Irmandade, padre Américo Aguiar, lembrando que Nicolau Nasoni foi enterrado na Igreja dos Clérigos por sua vontade.

Na semana passada, contudo, um trabalhador poderá ter desfeito o mistério, por acaso. Ao levantar duas tábuas do chão da Igreja dos Cléricos descobriu a tão procurada cripta, com 10 sepulturas. O padre Américo Aguiar tem esperanças que esteja entre elas a de Nicolau Nasoni.

A cripta só será estudada, contudo, depois da inauguração das obras de restauro da Torre e da Igreja dos Clérigos, marcada para sexta-feira. Para o efeito, já foi preparada uma equipa de arqueológos em parceria com a Direção-Geral da Cultura.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG