Praça da Liberdade

Turistas derrubam estátua do Ardina no Porto

Turistas derrubam estátua do Ardina no Porto

Incidente aconteceu na madrugada de sábado. Jovem espanhola ficou ferida.

Não estranhe se ao passar na Praça da Liberdade, no Porto, não conseguir ver a figura do Ardina, com o "Jornal de Notícias" na mão, junto ao marco do correio. Aliás, este domingo será a pergunta que mais vezes se repetirá pela cidade: O que foi feito da estátua de bronze? O "desaparecimento" foi forçado. Na madrugada de sábado, um grupo de sete rapazes e raparigas, na casa dos 25 anos, subiram acima da figura e esta, com o peso acabou por tombar.

Do incidente resultou uma jovem ferida, mas ao que o JN conseguiu apurar não foi necessário receber tratamento hospitalar. Segundo informação da PSP, a jovem que ficou ferida é de nacionalidade alemã.

A situação, com a vítima já estendida no meio do chão e a estátua tombada, foi filmada por uma pessoa, que na altura passava naquela zona da cidade, por volta das duas da manhã.

"Armados em macacos para a foto", foi desta forma, que o transeunte, que preferiu o anonimato, acabou por "legendar" o sucedido, referindo ao JN que se tratava de "um grupo de jovens turistas".

Ainda de acordo com a mesma pessoa, "a estátua terá caído em cima da jovem que ficou estendida no chão, tendo um colega prestado auxílio".

A escultura em bronze que homenageia a figura do ardina data de 1990 e é da autoria de Manuel Dias. No vídeo, a que o JN teve acesso, a figura não parece ter sofrido danos. Apenas foi "descolada" pelos pés.

A estátua, soube o JN, foi recolhida pelos serviços da Câmara Municipal.

Outras Notícias