Porto

Ultrapassado outra vez recorde de passageiros

Ultrapassado outra vez recorde de passageiros

A rede de metro do Porto registou 51,5 milhões de validações durante o ano passado. Uma subida de 6,9% face a 2007, que confirma a tendência sempre crescente da procura. "Em Outubro de 2008, foi ultrapassada pela primeira vez a barreira dos cinco milhões de validações mensais. O total de 5,2 milhões superou em 9,3% o anterior recorde absoluto de validações, registado em Outubro de 2007", lê-se no Relatório e Contas.

Feitas as contas, verifica-se que, no ano passado, houve uma média superior a 172 mil passageiros por dia útil a viajar nas composições da Metro do Porto. No quatro trimestre, essa média superou mesmo os 185 mil clientes. Mais de metade dos passageiros utiliza o bilhete andante de assinatura mensal, ou seja, o passe.

"A Trindade, no cruzamento das cinco linhas, é o ponto central do sistema. Contabilizou-se nessa estação, ao longo de 2008, 10 milhões de validações", acrescenta o Relatório e Contas, salvaguardando que estes números incluem os transbordos. "Retirando os transbordos, as três principais estações da rede são, além da Trindade (2,3 milhões de viagens), as estações da Casa da Música (dois milhões) e do Bolhão (1,8 milhões)", informa o texto.

Nas "perspectivas para 2009", a Empresa do Metro sublinha que "irão prosseguir as actividades de melhorias à rede em exploração, destacando-se o melhoramento das condições de conforto e de funcionalidade das estações Senhora da Hora e Brito Capelo e a avaliação da construção da estação Modivas Norte".

A Metro revela, também, que nas principais estações da rede serão criadas baias para bicicletas, procurando atrair novos utilizadores ao sistema.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG