Valongo

"Um caminho, várias estórias" pelas bodas de ouro da Secundária de Ermesinde

"Um caminho, várias estórias" pelas bodas de ouro da Secundária de Ermesinde

Lançamento de livro assinala esta sexta-feira o Dia do Agrupamento de Escolas e encerra as comemorações do 50.º aniversário da EBSE.

Em "Um caminho, várias estórias", um ex-aluno da Escola Secundária de Ermesinde, José Manuel Pereira, lança a coletânea de memórias de um projeto pedagógico abundante e também cheio de aventuras, num percurso iniciado no ano letivo 1970-71.

A origem foi o "Barracão", adaptado à instalação da Escola Técnica de Ermesinde. E foi por ali, até meados da década de 1980, que passaram milhares de alunos, num percurso também repleto de sobressaltos, de greves e de barricadas na EN208, em manifestações contra os frequentes acidentes e contra os cheiros do aterro da Fertor.

PUB

É também toda esta herança que se celebrará na atual EBSE, no centro da cidade, a partir das 21 horas desta sexta-feira, na presença de antigos e atuais alunos e professores e na aguardada participação de entidades locais e concelhias, designadamente o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, autor de um dos prefácios do livro que relata meio século de história da escola.

A comunidade da EBSE tem cerca de 1500 alunos, distribuídos entre o 5.º e o 12.º anos. A oferta formativa varia entre as artes visuais, as ciências sócioeconómicas, as tecnologias, as línguas e as humanidades. Oferece, ainda, educação para adultos e cursos profissionais (ação educativa, design de comunicação gráfica, eletrónica médica, gestão de equipamentos informáticos), certificados pelo quadro de referência europeu EQAVET.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG