O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Valongo e Maia atraem cada vez mais gente para viver

Valongo e Maia atraem cada vez mais gente para viver

A "atratividade" de concelhos como a Maia e Valongo e o número de nascimentos registados em cada um desses municípios levam a um aumento no número de pessoas que reside, agora, na Área Metropolitana do Porto (AMP). Em toda a região, Valongo está no topo da lista no que toca ao crescimento populacional, seguindo-se a Maia. S. João da Madeira ocupa o terceiro lugar.

Já no que toca ao Porto, onde a taxa de nascimentos é negativa (ou seja, o número de mortes é mais elevado), é o movimento da população de outros pontos do país e de outras nacionalidades que, ao instalar-se na cidade, equilibra a perda de população, explica Teresa Sá Marques, diretora do departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. A análise da docente é feita com base em dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no anuário estatístico regional de 2019.

Para os moradores de Valongo, escolher viver naquele concelho é compreensível: a localização é boa e o município está bem servido de transportes e serviços.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG