O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Poste de alta tensão em área protegida de Vila do Conde

Poste de alta tensão em área protegida de Vila do Conde

EDP garante legalidade da obra, que a Câmara de Vila do Conde afirma desconhecer. Comissão de Desenvolvimento Regional diz que falta parecer da Agência do Ambiente.

A E-Redes, antiga EDP Distribuição, está a montar um poste de alta tensão na Espinheira, em Tougues, Vila do Conde. A estrutura está quase em frente à praia fluvial, em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), a dois metros do rio Ave, em domínio hídrico. A Câmara diz desconhecer a obra. A E-Redes diz que está tudo legal, mas a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) afirma que falta um parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entidade que não respondeu às questões do JN em tempo útil.

"Trata-se de uma zona ambientalmente sensível, com potencial de valorização turística e fiquei estupefacto", afirma Telmo Laranja Pontes, do PS, que em julho escreveu à presidente da Câmara, Elisa Ferraz. Perguntou se a autarquia sabia, se foram pedidas licenças e se havia forma de evitar a instalação do poste ao lado do açude da Espinheira. O deputado socialista continua a aguardar resposta.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG