Vila Nova de Gaia

Cinco novas pontes para ligar o Porto a Gaia custarão menos de 200 milhões

Cinco novas pontes para ligar o Porto a Gaia custarão menos de 200 milhões

O projeto das cinco novas travessias entre Porto e Vila Nova de Gaia terá um custo "abaixo dos 200 milhões de euros" e será para "desenvolver numa década", adiantou, esta segunda-feira, o autarca de Gaia.

"Não há tempo para começar estes projetos neste mandato e a câmara de Gaia não pode fazer pontes sozinha", referiu o presidente da autarquia, segundo o qual se pretende apenas com o projeto "deixar um legado aos próximos autarcas que vai ser colocado numa plataforma eletrónica e sujeito a discussão pública".

Luís Filipe Menezes, que prometeu apresentar publicamente em abril o projeto das novas pontes, falava à margem da cerimónia de inauguração da requalificação da Via Engenheiro Edgar Cardoso (VL-8) que corresponde ao troço da segunda fase da Circular do Centro Histórico.

Por concluir está a via panorâmica de ligação da VL8 à zona ribeirinha, pronta até outubro, e o troço do viaduto do Centro Histórico, que poderá estender-se até ao primeiro trimestre de 2013.

O autarca adiantou ainda que em breve irá apresentar um projeto para a construção de cinco pontes entre Porto e Gaia "que se podem desenvolver numa década e meia abaixo dos 200 milhões de euros".

Das cinco novas pontes sabe-se que uma será pedonal e à cota baixa, a ligar as duas ribeiras, e outra à cota média a ligar a zona do Candal (Gaia) à rua D. Pedro V (Porto) que irá chamar-se precisamente Ponte D. Pedro V.

O projeto para essa "ponte muito bonita" já existe e foi "desenhado por Adão da Fonseca, tinha já afirmado o autarca em março.

PUB

Sem querer adiantar mais pormenores, Menezes admitiu porém que poderá ter de se pagar em algumas das novas travessias.

"As pontes urbanas não podem ser pagas, mas admito que outras travessias não prementes e indispensáveis possam ser sujeitas a alguma contribuição", afirmou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG