A campainha da Escola Básica de S. Paio, em Canidelo, Gaia, já tinha tocado quando sete idosas do Lar Padre Alves Correia, no Candal, Gaia, chegaram à sala do 3.º ano.
Os alunos sentados nas pequenas cadeiras que compõem a sala foram levantando o braço para responderem a algumas questões sobre reciclagem, enquanto aguardavam a chegada dos "avós emprestados".
Este encontro faz parte das atividades do projeto "JN Todos", da Associação JN Solidário. Trata-se de uma partilha de saberes entre miúdos e graúdos, na qual todos podem partilhar conhecimentos e aprender.
Em cima da mesa, não faltavam caixas de cereais, rolos de papel higiénico, lápis de cor e tesouras. Estava tudo pronto para receber as idosas, com quem partilhariam novas experiências.Clemência Morais, de 81 anos, participou pela primeira vez nas atividades e ia cantando à medida que era ajudada pelas crianças. Com uma vida ligada à agricultura, conhece bem aquilo que José Triães e Inês Lima, de oito anos, contornaram na sua mão com um lápis. "É uma árvore e isto [recortes de papel higiénico] serve de folhas, que temos de pintar de verde ou de castanho.Como é outono, temos que as colar no chão", explicou às crianças.
Troca de experiências
O trabalho em equipa é fundamental e o bom humor não falta. "Está a ser muito divertido, estou a gostar de tudo", contou Mara Santos, de sete anos. "Sou a que contorna melhor", riu-se.
Para a professora Marta Brandão, de 39 anos e atualmente a lecionar a turma do 3.º ano, a palavra-chave do projeto é a solidariedade. "Acho que é algo que falta aos jovens e isto é importante".
O objetivo primordial é combater o isolamento da população sénior. "Os idosos são os nossos principais beneficiários, mas fazemos sempre cruzamento de gerações", referiu Isabel Peixoto, coordenadora do projeto "JN Todos", que arrancou em agosto e irá desenvolver-se ao longo de dois anos no concelho de Gaia, em parceria com a autarquia.
Atualmente, o "JN Todos" procura voluntários para dar resposta a situações pontuais junto dos idosos gaienses.