No ano passado, dos 301 animais recolhidos ou entregues no Centro de Reabilitação Animal de Gaia, 256 foram adotados, representando uma taxa de adoção de 85%. Trata-se de um aumento significativo, quando comparado com 2018 e 2019, em que as taxas de adoção foram de 67% e 73%, respetivamente.
De acordo com o Centro de Reabilitação Animal, em 2020, foram adotados 165 cães e 91 gatos. Também no ano passado, comparativamente com 2019, foram recolhidos e entregues menos 57 animais na instituição.
Para conseguir equilibrar o número de recolhas e evitar a sobrelotação das instalações, o Centro de Reabilitação Animal continua a promover campanhas de adoção mensais, sendo que "o município oferece identificação eletrónica, desparasitação, esterilização e vacinação".
Tendo em conta a situação pandémica, é obrigatória marcação prévia, através do número 223 742 409 ou do email centroanimal@cm-gaia.pt.
"Mesmo neste contexto difícil, o Centro de Reabilitação Animal continua a procurar alertar a população para a problemática do abandono dos animais, promovendo campanhas que pretendem incentivar a adoção consciente e responsável e reforçar que um animal de companhia é um compromisso a longo prazo e passará a fazer parte da família", sublinhou a instituição, em comunicado.