Vila Nova de Gaia

Menezes anuncia quatro milhões em apoios sociais em Gaia

Menezes anuncia quatro milhões em apoios sociais em Gaia

Luís Filipe Menezes apresentou, esta quinta-feira, três novas medidas de apoio social para Gaia, num investimento que rondará os 4 milhões de euros e que constará no orçamento para o próximo ano, que chegará aos 198 milhões euros.

Luís Filipe Menezes esclareceu que, "a partir do início do próximo ano, os manuais escolares serão gratuitos até ao 6º ano, deixando de abranger apenas os alunos do primeiro ciclo do ensino básico", e garantiu ainda que a autarquia "vai criar, ao abrigo do programa de emprego para jovens licenciados levado a cabo pelo Governo, cerca de 300 postos de trabalho.

"O nosso grande objetivo é garantir os manuais escolares gratuitos na escolaridade obrigatória e acredito que as coisas poderão chegar lá. Para já, vencemos mais uma batalha e deixamos de abranger só o primeiro ciclo e chegamos também ao segundo", afirmou.

No que diz respeito aos cerca de 300 postos de trabalho, Menezes explica que o "processo será feito em duas fases, e as áreas abrangidas serão de acordo com o que poderá ter continuidade ao nível do que o mercado exige".

O presidente garantiu ainda que, ao nível da saúde, "a Câmara de Vila Nova de Gaia vai fazer investimentos significativos, garantindo que a vacinação não obrigatória na primeira infância será também gratuita já a partir do início do ano".

O autarca gaiense defendeu a necessidade de "não desinvestir nas áreas sociais", alertando, no entanto, "para a mudança de filosofia necessária e que tem a ver com a atual realidade do país e da Europa".

"Eu defendo que o poder local, e falando concretamente de Vila Nova de Gaia, deve investir em ações imateriais, tendo em conta que as materiais já estão praticamente todas construídas. É importante fazer um investimento no que é mais sustentável do ponto de vista social. É isso que fará um cidadão decidir onde quer morar", explicou Luís Filipe Menezes.

PUB

O orçamento para 2013 da Câmara de Vila Nova de Gaia vai ser apresentado na próxima semana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG