Vila Nova de Gaia

Nuno Oliveira exonerado da direção de Ambientes e Parques

Nuno Oliveira exonerado da direção de Ambientes e Parques

A Câmara de Gaia afastou Nuno Oliveira da direção do Departamento de Ambiente e Parques Urbanos.

A exoneração prende-se com a intenção de "imprimir uma nova dinâmica de cumprimento das orientações de gestão do departamento" mas também por causa de "uma avaliação medíocre do desempenho do atual diretor", lê-se no despacho, assinado pelo presidente da Câmara.

A Autarquia pretende que o ambientalista assuma agora a direção da Comissão Consultiva da Reserva Natural do Estuário do Douro, que monitorize o Plano Municipal de Deservagem Urbana e que acompanhe os protocolos de delegação de competências com as Juntas de Freguesia. Por último, quer que Nuno Oliveira "assuma, a tempo inteiro, a disponibilidade para o exercício de funções no Parque Biológico e demais Parques Municipais".

O despacho emitido anteontem, terça feira, reconhece que a direção tem "um pendor administrativo pesado e burocrático" que "não tem sido compatível com a boa gestão inovadora, ambiciosa e promissora que a Gestão de Parques exige". Porém, o documento considera que "não deixa de ser verdade que se faz uma avaliação medíocre do desempenho do atual diretor, menos por vontades pessoais e mais por um perfil profissional que dificulta a filiação na Câmara Municipal, em vez da umbilicalidade estrita ao Parque Biológico, por um perfil que assenta mais na inovação e liberdade de ação e menos na burocracia e quadro jurídico dos procedimentos públicos".

Num outro despacho, Eduardo Vítor Rodrigues anuncia que os serviços do Município vão abrir um concurso público para a direção do Departamento de Ambiente e Parques Municipais, cujo diretor deverá passar a estar sediado nos Paços do Concelho, "independentemente de dever manter o gabinete atualmente ocupado ou outro similar no Parque Biológico". Enquanto este procedimento não se concretizar, Rita Diogo, engenheira civil que atualmente desempenhava funções de coordenação no Parque Biológico, irá assumir o cargo de direção, em regime de substituição.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG