Covid-19

Aumenta para 23 o número de infetados na aldeia de Santo Estevão

Aumenta para 23 o número de infetados na aldeia de Santo Estevão

O surto de covid-19 na aldeia de Santo Estevão, em Benavente, Santarém, conta esta terça-feira com 23 casos positivos.

Os testes efetuados a 86 cidadãos brasileiros no domingo resultaram em 17 casos positivos, a somar aos seis já confirmados desde quarta-feira anterior.

De acordo com o boletim da proteção civil de Benavente, 65 cidadãos encontram-se em isolamento social, 32 dos quais com vigilância ativa permanente pela delegada de saúde.

O primeiro caso ocorreu na noite de quarta-feira, quando um dos indivíduos se dirigiu ao hospital por suspeitar que tinha a doença. Foi feito o teste e acusou positivo. Feito o rastreio de contactos, toda a comunidade de brasileiros com quem habitualmente convive na aldeia foi submetida a testes. Muitos são caseiros nas casas onde trabalham e outros habitam em casas próprias.

O boletim da proteção civil dá ainda conta da manutenção do número de casos positivos de covid-19 no seio dos bombeiros de Samora Correia. Onze operacionais mantêm-se em isolamento profilático e vigilância ativa pela autoridade de saúde.

Não é a primeira vez que existem casos de covid-19 na aldeia de Santo Estevão. Há três meses, a comunidade paquistanesa foi isolada em polidesportivos da aldeia e cerca de 30 acusaram positivo à doença. Foram distribuídos por assintomáticos, sintomáticos e com resultados incertos. Hoje, essa comunidade está livre da doença.

Outras Notícias