Incêndios

Bombeiros combatem reacendimentos de fogo em Mação

Bombeiros combatem reacendimentos de fogo em Mação

Os bombeiros estão a combater alguns reacendimentos do incêndio que lavra desde sábado no concelho de Mação, distrito de Santarém, que, pouco depois das 10 horas, estava sem qualquer chama ativa.

O segundo comandante distrital do Comando Operacional Distrital de Santarém, que durante a madrugada e manhã de hoje chefiou o posto de comando instalado na aldeia de Cardigos, no concelho de Mação, disse que a frente do fogo que atinge também o concelho de Vila de Rei (Castelo Branco) está em fase de rescaldo.

Contudo, Paulo Ferreira admitiu que, com o aumento da temperatura e a rotação de ventos prevista, "vai existir perigo", estando a ser colocadas equipas da GNR nas aldeias de Chaveira, Chaveirinha e S. Bento, que se encontram na hipotética linha de fogo.

Segundo o comandante, os meios aéreos estão a fazer "o arrefecimento de pontos quentes, que são detetados pelas equipas em terra", de forma a colocar "alguma água de manhã enquanto está fresco", tendo igualmente iniciado o combate aos focos de reacendimento.

De acordo com o responsável, a noite foi "de muito trabalho". "Havia muita chama ativa durante a noite. Os operacionais esforçaram-se para podermos ter uma manhã sem chama ativa", frisou.

Vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco ao início da tarde de sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, distrito de Santarém.