Peregrinação

Milhares de motociclistas pedem proteção em Fátima

Milhares de motociclistas pedem proteção em Fátima

Apesar da instabilidade climatérica, milhares de motociclistas rumaram este domingo ao Santuário de Fátima, para participar na sexta edição da Benção dos Capacetes.

A poucos minutos do início da missa, presidida pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, eram muitos os que se concentravam junto à zona de queima das velas, uns para agradecer, outros para pedir pelos familiares e pela proteção divina nas estradas portuguesas.

"Venho pedir proteção, para mim e para a minha família, e formular o desejo de que na estrada os motociclistas sejam respeitadores e respeitados", disse ao JN Inês Merca, 33 anos, integrada no grupo do Moto Clube do Carregado.

Presente na peregrinação dos motards pelo terceiro ano consecutivo, a engenheira alimentar reconhece que muito tem sido feito para melhorar a segurança e a convivência entre motociclistas e automobilistas, mas que é preciso percorrer um longo caminho neste domínio. "Os motards ainda são vistos como arruaceiros", sublinhou a jovem, considerando este encontro como um dos mais "emotivos" e marcante para os amantes das duas rodas.

Na homilia, o bispo D. Rui Valério destacou o sentido de união e solidariedade entre os motociclistas como "um testemunho de força", como "o antídoto mais eficaz" para curar muitos dos males da sociedade, como "a cultura do descarte". "Hoje vive-se uma sufocante atmosfera de autossuficiência" e o caminho da vida "faz-se sempre em companhia", adiantou o prelado.

Para dar corpo a este espírito solidário, a organização da Bênção dos Capacetes promove todos os anos uma campanha solidária associada à peregrinação, tendo este ano escolhido os Bombeiros Voluntários de Águas de Moura e os centros de medicina e reabilitação de Alcoitão e Vila Nova de Gaia.

Carlos Pereira, organizador da iniciativa, classificou a peregrinação deste ano como "um momento especial", uma vez que os momentos litúrgicos da missa, como o transporte do andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, são assegurados por elementos dos motoclubes que participam na celebração.

Outros Artigos Recomendados