Covid-19

24 utentes e seis funcionários infetados em lar de Santarém

24 utentes e seis funcionários infetados em lar de Santarém

Vinte e quatro utentes e seis funcionários de um lar de idosos na Póvoa de Santarém, concelho e distrito de Santarém, estão infetados com o novo coronavirus, disse à Lusa fonte da proteção civil municipal.

O coordenador da proteção civil municipal, José Guilherme, afirmou que todos os cerca de 60 utentes, bem como os funcionários, foram testados depois de a médica que presta serviço no Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã ter testado positivo à covid-19 no passado dia 18, tendo sido conhecidos esta terça-feira os resultados.

Segundo o também comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, os utentes e os funcionários que tiveram resultado positivo estavam assintomáticos.

Esta terça-feira, já houve queixas de alguns sintomas, mas nenhum deles precisou ser internado até ao momento.

José Guilherme adiantou que o lar foi visitado esta terça-feira de manhã por uma equipa multidisciplinar e que se vão iniciar de imediato os procedimentos para a evacuação do edifício e a sua posterior descontaminação, cabendo ao Centro Distrital de Segurança Social indicar os locais para onde serão levados, em separado, os utentes que testaram positivo e os que tiveram resultado negativo, conforme estabelece o plano elaborado a nível distrital.

Fonte da direção do lar disse ao jornal Correio do Ribatejo que os utentes que testaram positivo foram de imediato isolados dos restantes e que os funcionários infetados se encontram em isolamento profilático nas suas residências.

José Guilherme afirmou que também a enfermeira que presta assistência neste lar testou positivo à covid-19, o que levou a que fosse feito o despiste numa outra instituição do concelho onde a profissional presta igualmente serviço, tendo os testes, neste caso, dado todos negativo.

Outras Notícias