Covid-19

Novo surto em lar de Santarém com 14 infetados

Novo surto em lar de Santarém com 14 infetados

A residência sénior Quinta Valemonte, em Santarém, tem 14 pessoas infetadas com covid-19, das quais 10 são utentes e quatro são funcionários.

De acordo com José Guilherme, coordenador da Proteção Civil Municipal, o surto foi detetado na quinta-feira depois de terem sido realizados testes às 57 pessoas do lar.

"O lar tem 57 pessoas ao todo, sendo que 33 são utentes e 24 são funcionários. Após os testes realizados ontem [quinta-feira] existem neste momento 14 positivos, sendo que 10 são utentes e quatro são colaboradores", indicou.

O surto no lar localizado na Besteira, na zona da Portela das Padeiras, é o segundo detetado no espaço de 11 dias, no concelho de Santarém, depois de a Casa de Repouso Fonte Serra, na Póvoa de Santarém, ter contabilizado 55 casos positivos, dos quais 42 são utentes e 13 funcionários.

À Lusa, o também comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém afirmou que, na casa de repouso Quinta Valemonte, já foi feita a separação, entre casos positivos e casos negativos, adiantando que apenas dois utentes, que apresentaram sintomas, tiveram de ser hospitalizados.

"Há dois [utentes] que estão no hospital, os restantes encontram-se todos no lar, devidamente acompanhados pela autoridade de saúde, que tem a responsabilidade pelo assunto, em conjunto, com médico responsável pelo lar", disse.

Segundo José Guilherme, os casos positivos estão todos assintomáticos, exceto os que foram encaminhados para os Hospital Distrital de Santarém (HDS).

O coordenador da Proteção Civil Municipal de Santarém acrescentou que estão decorrer reuniões de planeamento para "intervencionar o lar".

Outras Notícias