Fonte da Telha

Polícia Marítima vai tentar rebocar baleia de Almada durante a madrugada 

Polícia Marítima vai tentar rebocar baleia de Almada durante a madrugada 

Uma baleia, com cerca de dez metros, deu à costa está manhã de sexta-feira na praia da Fonte da Telha, em Almada. O animal está vivo e Polícia Marítima de Lisboa espera que a maré o leve de volta para alto mar, durante a tarde.

A Polícia Marítima de Lisboa vai esperar pela madrugada para retirar a baleia que deu à costa na Praia da Fonte da Telha, em Almada. A operação vai acontecer às três horas da madrugada, durante a preia-mar, e serão envolvidos várias embarcações e equipas de mergulhadores.

A informação foi prestada pelo comandante da Polícia Marítima de Lisboa, Diogo Branco, ao JN. "Até lá, a baleia será regada no areal onde se encontra para se manter viva".

O cetáceo deu à costa cerca das 9 horas da manhã e encontrava-se desorientado, afirmou ao JN Diogo Branco, comandante da Polícia Marítima de Lisboa. "Houve uma tentativa de empurrar a baleia com os meios da Polícia Marítima e ICNF, mas sem sucesso", explicou.

As equipas ainda equacionaram o reboque do animal pela cauda, mas não havia condições de segurança. "A maré está a encher até às 15 horas e a empurrar o animal para o areal, mas com a mudança da maré esperamos que seja empurrado de volta para o alto mar", referiu o comandante da Polícia Marítima de Lisboa.

No local está uma embarcação da Polícia Marítima no mar e agentes no areal, para impedir que as pessoas se aproximem do animal. As operações contam com a Proteção Civil de Almada e está já a ser equacionado um plano de remoção do cetáceo se este vier a morrer.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG