Enologia

Monção acolhe mostra europeia de vinhos brancos

Foto Elle Hughes/unsplash

A vila de Monção vai acolher nos próximos dias 21 e 22 de julho, uma mostra europeia de vinhos brancos, com 20 produtores oriundos de vários países.

"Monção e Melgaço - The white experience" é um evento organizado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), com vista à promoção daquela sub-região produtora de Alvarinho. E acontecerá no mesmo espaço da Feira do Alvarinho de Monção, que se realizará três semanas antes e este ano, pela primeira vez, nas imediações da zona termal e do rio Minho. O objetivo segundo o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro é evidenciar "a alta qualidade" dos produtos da região anfitriã.

"É um evento inédito em Portugal com o qual pretendemos afirmar Monção e Melgaço como um local de excelência para a produção de vinhos brancos na Europa. Vamos trazer os melhores e prová-los lado a lado com os melhores vinhos desta sub-região. Não é um concurso, nem uma competição, mas é afirmar que o que aqui se produz é do melhor que há a nível europeu", declarou, referindo que "foram convidados produtores de Espanha, França, Alemanha e Áustria".