Viana do Castelo

Esperadas 100 mil pessoas na Feira do Alvarinho em Monção

Esperadas 100 mil pessoas na Feira do Alvarinho em Monção

A Feira do Alvarinho de Monção começou esta sexta-feira, com um recorde de afluência em relação ao primeiro dia das edições anteriores, e espera receber até domingo o maior número de visitantes de sempre: 100 mil pessoas.

O objetivo foi traçado pelo presidente da Câmara, António Barbosa, que apostou na mudança de local do evento, do campo da feira para o Parque da Caldas, junto ao rio Minho, e na duplicação do espaço.

Vinte e nove produtores de vinho Alvarinho de Monção e Melgaço (estão representados cerca de 70 % do total daquela sub-região) estão a participar na feira. "A Feira do Alvarinho no mínimo duplicou o espaço. Até ao ano passado vivia de um recinto único e este ano esse ficou só com os vinhos, e criamos zonas novas, no meio destas árvores e deste magnífico espaço verde à beira rio. Em dimensão é incomparável àquilo que tínhamos antes. E está a resultar. Só hoje (sexta-feira) devemos ter triplicado o número de pessoas que tivemos o ano passado", declarou Barbosa, referindo: "Se já tinha expectativas elevadas, depois daquilo que vi hoje, estou à espera de muito mais. Diria que podemos chegar nesta feira a números a rondar às 100 mil pessoas".

No último ano, passaram pelo recinto da feira mais de 50 mil pessoas.

Nesta edição, o recinto conta, além dos produtores de Alvarinho, com 20 tasquinhas com produtos tradicionais, fumeiros, queijaria e doçaria, uma zona de restauração com 400 lugares sentados, com serviço de quatro restaurantes do concelho, e 20 expositores de artesanato e instituições. O evento conta este ano com uma mascote desenhada por Nuno Markl.

Para o presidente da Associação de Produtores de Alvarinho, Miguel Queimado, "esta é a maior Feira do Alvarinho de sempre em Monção, em dimensão, e a expectativa é alta". Descreveu a nova zona do evento como "um parque de diversões, com diferentes sítios para visitar", que promete alavancar a iniciativa em termos de futuro.

ver mais vídeos