Investimento

Fábrica de vacinas em Paredes de Coura concluída no final do ano

Fábrica de vacinas em Paredes de Coura concluída no final do ano

A construção da nova fábrica de vacinas da biofarmacêutica Zendal, em Paredes de Coura, deverá estar concluída no final deste ano.

A informação foi divulgada pelo grupo empresarial, numa visita do embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, à sede do grupo empresarial em Porriño, na Galiza, na quarta-feira. Após a conclusão da obra, a fábrica deverá iniciar a laboração com cerca de 30 trabalhadores.

De acordo com fonte da Zendal, "o investimento de 22 milhões de euros, ocupa uma parcela de 50.000 m2 no Polígono Industrial de Formariz, no concelho de Paredes de Coura, dos quais atualmente 4.000 m2 foram já construídos com áreas técnicas, unidade de produção, armazém e escritórios, bem como um equipamento de 380 m2 destinado ao tratamento das águas residuais industriais derivadas do processo de produção".

PUB

De acordo com fonte da Zendal, "o investimento de 22 milhões de euros, ocupa uma parcela de 50 mil m2 no Polígono Industrial de Formariz, no concelho de Paredes de Coura, dos quais atualmente quatro mil m2 foram já construídos com áreas técnicas, unidade de produção, armazém e escritórios, bem como um equipamento de 380 m2 destinado ao tratamento das águas residuais industriais derivadas do processo de produção".

"O embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes, visitou ontem a sede central do grupo Zendal, após a qual frisou a importância que irá ter para a Galiza e o norte de Portugal a unidade que a Zendal está a construir na localidade portuguesa de Paredes de Coura, cuja finalização está prevista para antes do final de 2022", informa o grupo, referindo que "as instalações vão ter como eixo central a operacionalidade de uma unidade de fabricação que irá servir para alargar a capacidade da Zendal em termos de produção e acondicionamento de vacinas para a saúde humana".

Adianta ainda que a fábrica portuguesa faz parte "do plano estratégico da biofarmacêutica e vai ajudar a reduzir a dependência da eurorregião relativamente a terceiros países, em termos do fornecimento de vacinas diante de eventuais novas pandemias".

Na visita institucional estiveram presentes também Luís Moura, director da AICEP, Vitor Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.

Em Porriño, a Zendal possui uma equipa formada por mais de 350 pessoas, maioritariamente quadros de alta qualificação. As suas instalações têm mais de 152 mil metros quadrados. Atualmente, exporta os seus produtos de saúde animal e humana para 65 países.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG