Feira

Paredes de Coura vai trocar sementes e plantas locais

Paredes de Coura vai trocar sementes e plantas locais

Pelo 5.º ano consecutivo, em Paredes de Coura promove-se a troca de sementes e de plantas locais, sendo que muitas delas estão mesmo em vias de extinção.

A Feira Anual da Troca de Sementes é uma iniciativa do município de Paredes de Coura e da Associação Quinta das Águias, em parceria com o Agrupamento de Escolas e pretende, além de promover a troca de produtos autóctones, sensibilizar a população para a necessidade de preservar as sementes e as plantas originais do território.

Em comunicado, o autarca deste concelho do Alto Minho, Victor Paulo Pereira, afirma que "a progressiva perda de variedades genéticas de muitas sementes constitui um perigo para a humanidade, porque muitas dessas variedades eram mais resistentes a pragas e doenças". Além disso, o edil defende ainda que a preservação da biodiversidade biológica e o incremento de formas sustentáveis de produção de alimentos contribuem para uma alimentação mais saudável e ainda um "modo de produção mais justo".

Na lista das variedades de sementes e plantas que estão a desaparecer está, por exemplo a couve, da qual existiam 544 variedades e atualmente apenas existem 28. Das 158 variedades de couve-flor, apenas restam nove e das 288 variedades de beterraba, só existem 17. Números que indicam a rápida extinção destes alimentos, à semelhança do que vai acontecendo no mundo animal.

O envolvimento do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura pretende, através da educação e partilha de informação com os mais novos, contrariar "a crescente perda de muitas sementes" e sensibilizar para a necessidade de continuar a produzir e preservar as sementes de produtos locais.

A Feira Anual de Troca de Sementes vai acontecer este sábado, dia 23 de fevereiro, a partir das 14 horas, no Museu Regional de Paredes de Coura.