Um centro dedicado às várias disciplinas do ciclismo de lazer, com cerca de 1300 quilómetros de trilhos associados, foi inaugurado anteontem pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, na Paisagem Protegida do Corno do Bico em Paredes de Coura.
O novo "Centro Cyclin Portugal" instalado junto ao Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), daquela área protegida em Vascões, integra oito percursos de BTT, oito de ciclismo de estrada, cinco de gravel, e pistas de XCO e XCC.
A estrutura integra a rede nacional de Centros Cyclin Portugal com homologação da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Na sua visita à Paisagem Protegida do Corno do Bico, para assinalar a entrada em atividade do novo espaço, Duarte Cordeiro, referiu que vai procurar organizar em Paredes de Coura "uma reunião com industriais, agrupamentos de baldios, entidades universitárias, Agência Portuguesa do Ambiente e sectores económicos". O objetivo será, segundo nota de imprensa divulgada pelo município, "estudar como é possível investir no capital natural e com isso demonstrar à comunidade o papel da compensação para o território". O governante destacou "a ousadia do autarca Vitor Paulo Pereira quando há dias defendeu o desenvolvimento do ecossistema e a necessidade de se encontrar um enquadramento jurídico para compensar quem cuida da floresta, por considerar que prestam um serviço à humanidade". "É possível inovar na natureza, reconhecendo o valor que os territórios têm", sublinhou o ministro, apontando como caminho a "descarbonização da indústria e investindo na natureza".
Para o autarca de Paredes de Coura, "a paisagem é uma relação e é dinâmica, pelo que tem que se conciliar os interesses económicos e a biodiversidade com equilíbrio".