Covid-19

Familiares usaram escada dos bombeiros para ver idosos na varanda de lar

Familiares usaram escada dos bombeiros para ver idosos na varanda de lar

Os utentes do Lar de Nossa da Conceição em Ponte de Lima foram visitados por familiares, que subiram à janelas através de uma autoescada dos Bombeiros.

A iniciativa estendeu-se ao longo de cerca de três horas e permitiu que a maioria dos 74 idosos da instituição pudessem ver a família ao fim de dois meses.

"O que mais me impressionou foi o sorriso quer dos utentes, quer dos familiares. Fez-me lembrar o sorriso de quem já não se via há muitos anos", contou Pedro Saraiva, presidente da Mesa da Assembleia da Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição. "A iniciativa foi ótima e correu maravilhosamente" e vai ser replicada noutro lar da instituição em Refóios "em princípio, na próxima terça-feira", acrescentou.

As visitas, com elevação de familiares até a um varandim no terceiro andar do lar, decorreram entre as 15 e as 18 horas.

Pedro Saraiva, explica que foi uma forma de contornar a proibição imposta por causa da pandemia, "agradando a gregos e a troianos".

"Não desobedecendo à lei, somos sensíveis à ideia de que os utentes estavam há mais de dois meses privados de ser visitados pelos seus familiares, e por isso decidimos esta iniciativa promovendo visitas de cinco minutos com a autoestacada", disse aquele responsável.

Outras Notícias