Os Bombeiros de Ponte de Lima reagiram, em comunicado, às críticas feitas à instituição em geral e a um bombeiro em particular após o resgate de um gato de uma árvore usando uma mangueira de água com pressão. O animal está bem e é a saúde do homem que preocupa a corporação, neste momento.
"Entendemos que as imagens divulgadas possam suscitar comentários menos agradáveis, afirmando com toda a certeza que não está, nem nunca esteve, em causa o profissionalismo e o trabalho nobre dos nossos bombeiros", pode ler-se no comunicado.
"A manobra utilizada para este resgate pode ser equacionada, mas nunca pôs em perigo os bombeiros nem teve intenção de pôr em perigo o animal a resgatar", afirmam os bombeiros de Ponte de Lima.
De acordo com o comunicado, o animal foi socorrido e transportado para o quartel. Foi "avaliado pelo veterinário municipal, encontrando-se em bom estado de saúde".
O animal foi entregue a uma cuidadora, diz a corporação. "Neste momento, encontrando-se o animal em bom estado de saúde e bem cuidado, preocupa-nos o estado de saúde do bombeiro visado pelos ataques mediáticos que têm vindo a público", lê-se no comunicado, de quatro pontos, em cujo preâmbulo os bombeiros lamentam a "onda de revolta e ataques contra a Instituição e, em particular, o bombeiro em causa" após a divulgação do vídeo.
O caso aconteceu na quarta-feira na avenida António Feijó, no centro de Ponte de Lima. Foi captado em vídeo, que rapidamente atingiu as 70 mil visualizações, antes de ser apagado.
A Associação Gira Portugal já anunciou que foi feita uma denúncia para o Ministério Público, para o Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) e para o Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN).
A Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR) também já condenou o comportamento do bombeiro, considerando ter havido "negligência grosseira" na forma como o resgate foi feito.