Ponte de Lima

Bombeiros dizem que gato tirado de árvore com mangueira está bem

Bombeiros dizem que gato tirado de árvore com mangueira está bem

Os Bombeiros de Ponte de Lima reagiram, em comunicado, às críticas feitas à instituição em geral e a um bombeiro em particular após o resgate de um gato de uma árvore usando uma mangueira de água com pressão. O animal está bem e é a saúde do homem que preocupa a corporação, neste momento.

"Entendemos que as imagens divulgadas possam suscitar comentários menos agradáveis, afirmando com toda a certeza que não está, nem nunca esteve, em causa o profissionalismo e o trabalho nobre dos nossos bombeiros", pode ler-se no comunicado.

"A manobra utilizada para este resgate pode ser equacionada, mas nunca pôs em perigo os bombeiros nem teve intenção de pôr em perigo o animal a resgatar", afirmam os bombeiros de Ponte de Lima.

De acordo com o comunicado, o animal foi socorrido e transportado para o quartel. Foi "avaliado pelo veterinário municipal, encontrando-se em bom estado de saúde".

O animal foi entregue a uma cuidadora, diz a corporação. "Neste momento, encontrando-se o animal em bom estado de saúde e bem cuidado, preocupa-nos o estado de saúde do bombeiro visado pelos ataques mediáticos que têm vindo a público", lê-se no comunicado, de quatro pontos, em cujo preâmbulo os bombeiros lamentam a "onda de revolta e ataques contra a Instituição e, em particular, o bombeiro em causa" após a divulgação do vídeo.

O caso aconteceu na quarta-feira na avenida António Feijó, no centro de Ponte de Lima. Foi captado em vídeo, que rapidamente atingiu as 70 mil visualizações, antes de ser apagado.

A Associação Gira Portugal já anunciou que foi feita uma denúncia para o Ministério Público, para o Serviço de Proteção da Natureza (SEPNA) e para o Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN).

A Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR) também já condenou o comportamento do bombeiro, considerando ter havido "negligência grosseira" na forma como o resgate foi feito.

ver mais vídeos