Festa

"Rio Lima encantado" abre as Feiras Novas de Ponte de Lima

"Rio Lima encantado" abre as Feiras Novas de Ponte de Lima

As Feiras Novas de Ponte de Lima começam esta quarta-feira com um espectáculo multimédia chamado "Rio Lima encantado" que combina luz, música, pirotecnia e água.

A ponte medieval, ex-libris de Ponte de Lima, vai estar interdita ao público durante o espetáculo, que poderá ser apreciado do areal e Largo de Camões. Este momento precede a abertura oficial da iluminação, um dos momentos mais aguardados pelas centenas de visitantes que já começam a encher as ruas de Ponte de Lima a cantar e dançar ao som de concertinas.

As Feiras Novas decorrem até à próxima segunda-feira e atraem milhares de pessoas. Considerada a "romaria de noite e de dia", a festa tem como um dos pontos altos o cortejo etnográfico no próximo sábado à tarde, que contará com a presença do ministro e secretário de Estado do Ambiente. Neste desfile participam as freguesias limianas numa mostra do que mais genuíno existe no concelho.

Esta quinta-feira realiza-se o primeiro concurso de galinhas de raça autóctones em Ponte de lima, na Expolima, e a noite é dedicada à música filarmónica com a atuação da Banda de Música de Estorãos.

O grupo Fado ao Centro é o protagonista desta sexta-feira à noite dedicada ao fado de Coimbra, no Largo da Lapa, seguindo-se o concerto de tunas académicas. Em simultâneo, a vila fervilha com as bandas de música no Largo de Camões e com a festa dos cantares ao desafio com Zé Cachadinha, na Expolima.

No domingo, o destaque vai para o cortejo histórico subordinado ao tema "Ponte de Lima: Fragmentos da história de uma vila", seguido de tourada e festival de folclore. A segunda-feira é dedicada às solenidades religiosas em honra da Senhora das Dores e à noite a verbena popular será protagonizada pelo Real Combo Lisbonense.

ver mais vídeos