Centenário

Mulheres reforçam corpo de Bombeiros de Valença nos 100 anos da instituição

Mulheres reforçam corpo de Bombeiros de Valença nos 100 anos da instituição

Três mulheres, uma delas com mais de 40 anos, e dois homens, vão reforçar os Bombeiros Voluntários de Valença no próximo domingo, dia em que a instituição comemora 100 anos.

Segundo o comandante Miguel Lourenço, os restantes bombeiros recém-formados têm idades compreendidas entre 20 e 25 anos. Atualmente, aquela corporação é composta por 44 elementos, dez dos quais são mulheres, sendo que 23 pertencem aos quadros da instituição.

O centenário dos Bombeiros de Valença está ser comemorado por estes dias e atingirá o seu ponto alto no domingo, com cerimónias durante todo o dia, a que assistirão vários convidados de honra, entre eles o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Além do ato de integração dos cinco novos bombeiros e de outros momentos, as comemorações contemplarão também a entrega pelo governante de uma medalha de reconhecimento pelos serviços prestados pela corporação. E ainda a apresentação de uma nova ambulância, no valor de 50 mil euros, comprada com verbas resultantes de um peditório realizado naquele concelho.

No sábado o corpo de bombeiros realiza um "Dia aberto", que culmina com a atuação de um grupo musical (os "Sexta às 9") à noite no próprio quartel. As comemorações encerram dia 9 de novembro com um seminário sobre o futuro do voluntariado nos bombeiros.