Município

Calibradora do telescópio James Webb é Cidadã de Mérito de Viana do Castelo

Calibradora do telescópio James Webb é Cidadã de Mérito de Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra, esta quinta-feira, o 174º aniversário da elevação a cidade com a atribuição de 31 títulos honoríficos a cidadãos e instituições. Este ano sem a habitual cerimónia de entrega presencial, devido à pandemia, Câmara Municipal divulgou os nomes dos galardoados, entre os quais o da astrónoma Catarina Alves de Oliveira.

Como "Cidadão de Honra" foi reconhecido Alcindo Barbosa, médico, dirigente da Sub-Região de Saúde e da ARS Norte e professor universitário, e também o empresário Johan Stevens.

Foram designados "Cidadão Honorário" Rui Gomes (a título póstumo), médico especialista no tratamento do cancro da mama, Luís Mourão (a título póstumo), ensaísta, investigador e professor do ensino superior.

Como "Cidadão de Mérito", foram anunciados os nomes da investigadora Catarina Alves de Oliveira, o artista e professor Francisco Trabulo (a título póstumo), José Amorim Pinto, pelos serviços prestados enquanto juiz presidente da comarca de Viana do Castelo. Ainda o clarinetista David da Silva, o antigo presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, o médico e antigo governador civil Jorge Manso Gigante, Arsénio Silva, pelos serviços prestados enquanto dirigente associativo, o médico radiologista, João Carlos Costa, Manuel Lomba da Costa (a título póstumo), como treinador e dirigente associativo. E também a recentemente falecida provedora da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, Maria Luísa Novo Vaz, e Ilídio Rego, promotor da cultura vianense, membro associativo e autarca.

Neste aniversário da cidade de Viana do Castelo, foram reconhecidos como "Instituições de Mérito", o Cyclones Atlético Clube, a Associação de Filatelia e Colecionismo do Vale do Neiva, O Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 343 - Sr. Do Socorro/Areosa, o Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 348 - Meadela, a Pastelaria Cidade Nova, as empresas Boaventura & Boaventura, Festa & Festa, Tobor - Acessórios para a Indústria, Premix - Especialidades Agrícolas e Pecuárias, Eugénia Lopes & Filhos, GELVIANA, Marques & Marques, Drogaria Vianense, Móveis Rufo, Farmácia Simões, e Padaria e Pastelaria das Neves.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG