O Jogo ao Vivo

Iniciativa

Câmara de Viana vai por vasos de flores nas varandas do centro histórico

Câmara de Viana vai por vasos de flores nas varandas do centro histórico

Os residentes do centro histórico de Viana do Castelo vão ser convidados pela Câmara Municipal a ceder as suas varandas para colocação de vasos de flores.

A ideia é que a autarquia tome conta dos espaços, assumindo a rega e manutenção das plantas ou, em alternativa e caso assim o desejem, que sejam os próprios proprietários ou arrendatários das casas a florir a sua varanda.

A iniciativa designada "Florir o Centro Histórico" deverá avançar em fevereiro de 2020. O vereador do Ambiente e da Diversidade, Ricardo Carvalhido, informou esta quinta-feira na reunião do executivo municipal que, até lá, será "feito um levantamento dos proprietários e arrendatários para cederem os seus espaços de varanda". E que as plantas para florir a zona histórica "já estão a ser produzidas no horto municipal".

Adiantou ainda que o programa "Florir o Centro Histórico" pretende "contribuir para a valorização estética e ambiental da cidade de Viana do Castelo, e para a tradição portuguesa de decorar as varandas e fachadas que confrontem com o espaço público". A iniciativa será desenvolvida em duas fases, sendo que a primeira incluirá já as principais artérias e praças, como a Praça da República, "sala de visitas da cidade".